terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Caderninho de Organização




Faz um tempo que não posto nada aqui não é? Me desculpe! Sou muito desorganizada e apesar de ter mil ideias de posts e outras coisas, eu sempre acabo me perdendo e não dando tempo de escrever. Maaas, meus problemas estão diminuindo. Estou tentando me organizar e para isso eu fiz algumas pequisas. E em uma dessas pesquisas, eu encontrei a Fran do Morando Sozinha e Thais do Vida organizada e super me animei a me organizar. Pegando um pouquinho de um e de outro eu encontrei a solução dos meu problemas: o caderninho de organização.



O caderno de organização se resume basicamente em dividir seu caderno em tags para te auxiliar na organização. 

Como assim? Bem, você vai pegar o seu caderno de sua preferência. Eu preferi o caderno pequeno de 96 folhas, desses baratinhos de 3 ou 4 reais e comprei um tecido da minha preferência e forrei (Aprendi isso na Miniempresa que eu participava, a Teciart. Depois se quiserem eu faço um post explicando como fazer). Para as tags, eu peguei pedaços de fitas que não serviam mais. Mas, existe mil maneiras de você fazer. Pode ser usando post it, ou pedacinhos de cartolina colorida, ou pode ser marcadores de páginas mesmo. Você escolhe! 



As tags que utilizei foram:

Inbox: Á noite, tiro uns 5 ou 10 minutinhos e escrevo tudo o que preciso fazer no dia seguinte e conforme vou realizando eu vou riscando. Caso, a tarefa demore no máximo 5 minutos, então eu faço naquele exato momento.

Rotina: Eu colei um horário que mostra o que faço diariamente. Por enquanto, estou de férias, mas quando eu começar as aulas, vai ter incluso o meu horário de estudo: Que horas eu vou para a escola, Que horas eu vou para o cursinho, O tempo de estudar, Pilates (que é uma das coisas que estou planejando fazer próximo ano) e entre outras coisas que vai do dia a dia de cada um.

Escola: Aqui está o que preciso estudar de cada matéria, o material que vou utilizar, as páginas, as dúvidas, pesquisas, livros que preciso ler.

Projetos: Essa é a parte mais "séria", porque é aqui onde vai os seus sonhos mais íntimos e pessoais. Aqui vai o seus projetos que requer tempo ou dinheiro ou qualquer outra coisa que te impeça de realizar. Como, por exemplo, um dos meus projetos de 2014 é passar no Enem e aí eu vou colocando tudo o que preciso fazer. Estudar mais, ler revistas e assistir a jornais e por aí vai. E de vou colocando ainda mais subtópicos, como estudar mais? Aumentar o tempo de estudo. Quais revistas ler, quando ler e por aí vai.

Blog: Aqui vai as ideias, o que eu preciso escrever, o que preciso pesquisar e por aí vai.

Finanças: Ainda não moro sozinha e nem ganho salário, mas aqui em casa temos um problema sério com dinheiro. Não porque passamos necessidades, nada disso. Mas, porque não organizamos os nossos gastos e acabamos não colocando muito dinheiro na poupança o que é fundamental. Vai que acontece alguma coisa e precisa de dinheiro naquele exato momento? Ou para realizar aquela viagem. Tudo requer planejamento e dinheiro. 




Bem, foi assim que eu dividir o meu caderninho, mas você pode adequar ele a sua vida, ao seu cotidiano. As fotos dos post não são minhas. Tirei as fotos na minha câmera, mas não encontro o cabo para passar para o computador e não sei onde vende! :( As fotos eu peguei procurando no Google e no blog Morando sozinha.

Espero que tenha ajudado a você começar a se organizar. 


Tem um caderninho de organização? Ou outro método de organização? Ajuda é sempre bem vinda! 

Isa Aragão 

2 comentários

  1. Olá Isa! Adorei a sua ideia, e seu caderninho é muito fofo! Eu me organizo sempre em agendas,sou apaixonada por itens de papelaria! Mas sempre acabo abrindo páginas aleatórias, o que resulta em horas tentando achar onde escrevi o que não era para esquecer! Acho que vou aderir a sua dica :3 Parabéns pelo post e pelo blog, beijinhos :3

    http://skullerthanme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, tudo bem?
      Amo itens de papelaria e se pudesse compraria tudo <3
      Eu sou assim também! Escrevo em tantos lugares que acabo esquecendo onde escrevi. E isso me deixa frustada. O caderninho está me ajudando muito com isso!
      Tente mesmo. É muito bom. Eu pelo menos estou adorando :3
      Muito obrigada <3

      Excluir